Combata a inflamação

Os alimentos naturais e integrais sempre fizeram parte da nutrição humana. Através de um processo de seleção natural, o homem sempre procurou utilizar o alimento que, submetido à aprovação pelo uso, alimentava e não causava doenças.

Notadamente à partir da segunda guerra mundial, iniciou-se um processo de industrialização do alimento e a introdução dos 3 principais vilões causadores do aumento significativo das doenças crônicas degenerativas, como o câncer, doenças do coração, Alzheimer, doenças articulares etc. Essas doenças possuem um agente catalisador comum que é a INFLAMAÇÃO CRÔNICA.

Os três vilões, que juntamente com o estresse são os responsáveis pelas doenças do mundo moderno são:

1- Química nos alimentos, ar e água: provenientes da poluição ambiental e dos agrotóxicos, conservantes e demais substâncias químicas adicionadas aos alimentos. Esses químicos não fazem parte de nosso organismo, e muitas vezes não conseguimos eliminá-los nem transforma-los. Essas substâncias indesejáveis acumulam-se no corpo produzindo doenças.Os alimentos industrializados além de possuírem substâncias potencialmente tóxicas, são submetidos à alteração de sua composição original natural e desvitalizados, para tornarem-se mais competitivos.

2- Carboidratos simples: São alimentos com altos índices glicêmicos, ou seja, tornam-se açúcar rapidamente, que será utilizado na forma de energia ou armazenado na forma de gordura, constituindo um problema mundial global, que é a obesidade. A utilização do açúcar e tudo que o contém, pães, massas etc, além de promoverem a obesidade e aumento do colesterol, também aumentam e perpetuam os estados inflamatórios, os tornando crônicos. E é essa inflamação crônica a causa mais importante das doenças atuais.

3- Gorduras de baixo valor biológico: Após a substituição da manteiga pela margarina e das gorduras de porco e coco pelos óleos vegetais e gorduras hidrogenadas, ocorreu aumento significativo das doenças cardiovasculares, câncer, Alzheimer e demais doenças degenerativas crônicas.

Sugestões nutricionais para prevenir a INFLAMAÇÃO CRÔNICA:

1- Alimentos naturais e integrais, sem químicos.

2- Carboidratos complexos: Cereais integrais, legumes, verduras, frutas e castanhas.

3- Óleo de coco para cozinhar.

4- Omega 3: Coma peixe diariamente e tome óleo de peixe ou de linhaça. No mínimo 2 cápsulas de 1g ao dia.