As emoções podem exercer papel vital na prevenção das doenças, manutenção da saúde e qualidade de vida. As emoções positivas reforçam o sistema imunológico e favorecem à homeostase metabólica e equilíbrio hormonal. Já as emoções negativas repercutem profundamente na personalidade, no organismo e na sociedade através das ações negativas que podem produzir.

O estresse é um poderoso gerador e mantenedor de emoções negativas, e atua no organismo através do eixo hormonal CRH hipotalâmico – corticotropinas (ACT H) hipofisário – cortisol supra-renal. Concomitantemente, atua através do sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático modulando a produção e liberação de adrenalina e nor-adrenalina.

Um dos pilares da Medicina Preventiva Regenerativa é o equilíbrio emocional, que está diretamente relacionado com estabilidade familiar e fundamentação ética, moral e espiritual. Sem a presença desses fundamentos, o equilíbrio emocional torna-se muito difícil, com repercussões negativas intensas e diretas sobre a saúde e personalidade.

É necessário compreender que o estresse é inevitável e um estímulo necessário, até certa intensidade. Sua persistência além dos limites, que são graduados de forma individual, deixa de ser estímulo e torna-se um agente agressor.

Há pessoas com personalidade e natureza predispostas ao desequilíbrio emocional. Porém, muitas vezes não é possível evitar os fatores externos promotores de estresse, ansiedade, depressão, irritabilidade, angústia etc, porém podemos fortalecer os mecanismos de defesa emocionais através de técnicas de relaxamento e meditação.

Abaixo ofereço algumas orientações práticas para a administração e controle emocional e três técnicas simples e eficazes de relaxamento e meditação, com poderoso efeito neutralizante das emoções negativas.

Dicas para a administração e controle emocional:

A alimentação equilibrada;

Manter distância do tabagismo, café (após às 17h) e das bebidas alcoólicas;

Equilíbrio entre atividade física e descanso, a descoberta de atividades físicas prazerosas como esportes;

Buscar um relacionamento harmonioso em casa e no trabalho, procurando dividir bem o tempo entre o trabalho e o lazer com a família;

Praticar atividades altruístas em benefício de menos favorecidos;

Procure ter um sono de boa qualidade – Um dos mais poderosos moduladores emocionais é o sono. Para uma boa noite de sono, precisamos de um ambiente o mais isento possível de ruídos, luminosidade e energia eletromagnética de aparelhos eletrônicos. Chás calmantes acompanhando um bom livro, são ótimos para iniciar uma boa noite de sono;

Dieta sem acúçar – O açúcar e os carboidratos simples como doces e bolos produzem níveis elevados de insulina no sangue, favorecendo a ansiedade e depressão;

Pratique regularmente atividades que relaxem a mente como meditação, yoga, pilates, dança, relaxamento, taichi-chuan, natação, massagens etc. Durante essas atividade ocorre a liberação de endorfinas, que são substâncias bioquímicas que promovem a tranqüilidade. Descubra qual o esporte que mais lhe agrada e pratique-o;

Socialize-se mais frequentemente e participe de atividades altruístas;

Corte o café, o álcool e o cigarro;

Medicamentos fitoterápicos – Prefira medicamentos naturais como última alternativa, pois não causam dependência química nem efeitos colaterais.

 

Técnica de Relaxamento Auto-induzido (Contrair e Relaxar)

Deitar confortavelmente em decúbito dorsal (de costas sobre a superfície), em ambiente com menos ruído e luminosidade possível. Se preferir, pode utilizar música bem suave e relaxante.

Respirar profundamente observando a respiração e o abdomem distender e relaxar, durante alguns minutos.

Mentalizar um segmento corporal e contraí-lo, relaxando em seguida, repetindo cada seguimento por duas vezes.

Seqüência: Pés, panturrilhas, coxas, nádegas, abdômen, mãos/antebraços, braços/ombros/peitorais, finalizar com a face, e em seguida com todo o corpo simultaneamente.

 

Técnica de Relaxamento Autógeno (Dr. Schultz)

Repetir mentalmente, o mais pausadamente possível, procurando sentir o peso do membro, obedecendo a sequência:

Meu braço direito está pesado, pesado, pesado, pesado e eu estou calma, tranquila, bem à vontade. (2x)

Meu braço esquerdo está pesado, pesado, pesado, pesado e eu estou calma, tranquila, bem à vontade. (2x)

Minha perna direita está pesada, pesada, pesada, pesada e eu estou calma, tranquila, bem à vontade.

Minha perna esquerda está pesada, pesada, pesada, pesada e eu estou calma, tranquila, bem à vontade.

Todo meu corpo está pesado, pesado, pesado, pesado e eu estou calma, tranquila, bem à vontade.

 

Meditação

Sentar em posição confortável, mas com a coluna ereta (ou deitado).

Imaginar-se em um jardim com uma natureza exuberante.

Imaginar um riacho de águas cristalinas levando em seu fluxo as tensões físicas e mentais . Sentir o corpo e a mente leves e sem tensões.

Observar a energia do verde da vegetação à volta e associar com a idéia de revitalização. Sentir o corpo e a mente repletos de vigor.

Observar a energia do azul do céu e associar com paz e equilíbrio. Sentir-se em perfeita harmonia física e mental.

Sentir a energia dourada do sol envolvendo em todas as direções e associar com a idéia de alegria e bem estar, equilíbrio e segurança inabaláveis.

Observar a respiração, imaginando-se inspirando e expirando essa luz.

Realizar regularmente pela manhã e à noite.