Medicina Preventiva Regenerativa Integrada

Dr. Jorge Jamili

CRM 52.683.30-2 RQE 222.493

Exercícios e Suplementação

Benefícios dos Exercícios Físicos

A atividade física regular é um dos “medicamentos” da Medicina Preventiva Regenerativa Integrada.

Seus benefícios vão desde do aumento da produção de endorfinas produtoras de felicidade e controle do estresse até os conhecidos resultados na proteção do infarto e derrame. Previnem desde degenerações cerebrais ao câncer.

A pérola de conhecimento é diversificar os treinos como preparação para aquele esporte que gosta mais. Se não tem nenhum, qualquer momento da vida é importante descobrir aquele que te dá satisfação e entusiasmo. Se já pratica, intensifique. Se ainda está sedentário, ingresse hoje nessa jornada para saúde e qualidade de vida. À seguir alguns benefícios dos exercícios:

Obesidade – Coadjuvante fundamental na perda de peso e equilíbrio da composição corporal.

Não apenas é importante estar com o percentual de gordura em nível normal, como também a massa muscular. A combinação de exercícios aeróbios com musculação e alongamentos é ideal. O acompanhamento da composição corporal através de um scanner de bioimpedância é importante para analisar a perda ou ganho de tecido gorduroso, múscular e água.

Ansiedade, depressão e estresse – Os exercícios ajudam a descomprimir o estresse e liberar neurotransmissores de felicidade.

A ansiedade, depressão e estresse, muito comuns hoje em dia, podem ser tratados de forma definitiva com a prática regular do exercício físico. Neurotransmissores como serotonina, noradrenalina e dopamina são produzidos e liberados durante a atividade física, promovendo um tratamento natural para a distimia e depressão. Substâncias chamadas endorfinas também são liberadas e diminuem a sensação de dor.

Qualidade do sono – Os exercícios podem ser um tratamento muito efetivo para a qualidade do sono. Significativo percentual da população utiliza medicamentos para o sono. Estudos indicam a relação de medicamentos com as degenerações cerebrais no idoso, como demência senil e Alzheimer.

Há indivíduos nos quais os exercícios próximos à hora de dormir podem atrapalhar o sono. Caso isso ocorra, procura praticar pela manhã ou fim de tarde.

 

Fadiga crônica – A fadiga é talvez a queixa mais frequente nos consultórios de clínica médica. Os exercícios podem ser a solução, quando não houver nenhuma doença que justifique o cansaço e falta de energia.

O desempenho cardiopulmonar diminui naturalmente com a idade. Portanto, depois dos 40 anos a necessidade dos exercícios aumenta progressivamente para diminuir a progressão da queda cardiopulmonar. Em indivíduos em convalescença de episódios de infarto é fundamental o acompanhamento de equipe fisioterápica para essa finalidade.

Fortalecimento dos músculos e ossos – Com o avançar da idade perde-se massa muscular e óssea. Os exercícios são a forma mais efetiva, juntamente com a alimentação equilibrada e a suplementação, para compensar essa queda.

Tratamento e prevenção de doenças crônicas do idoso – Doenças como Diabetes Mellitus tipo 2, Hipertensão arterial, vários cânceres, doenças articulares, fibromialgia, dislipidemias, Alzheimer, Osteoporose etc.

Melhora do desempenho sexual – Exercícios podem ajudar a aumentar o interesse sexual em homens e mulheres, como também a qualidade da ereção nos homens. Exercícios de musculação podem aumentar os níveis de testosterona que além de fortalecer músculos e ossos, melhoram o interesse e desempenho sexual em homens e mulheres. O aumento do fluxo sanguíneo além de prevenir o infarto, derrame e melhorar o desempenho cerebral e memória, pode também favorecer a ereção e a sensibilidade clitoriana, melhorando a qualidade do sexo e qualidade de vida.

Benefícios da Suplementação Nutricional

Sempre devemos priorizar a alimentação equilibrada. Nunca haverá nenhum suplemento alimentar que supere um bom prato de comida. Porém, sobretudo com o avançar da idade e prática de exercícios, onde a capacidade de absorção dos nutrientes e a oferta são menores, e a demanda maior, há a necessidade de suplementos alimentares. Quando falamos em suplementos, pensamos em Whey Protein… a suplementação nutricional vai muito além. Há proteínas, minerais, vitaminas, ativos funcionais de origem alimentar – nutracêuticos – ativos funcionais de origem vegetal – fitoterápicos, com ação antioxidante, moduladores de glicose, insulina, colesterol etc. Isso tudo de forma personalizada de acordo com biotipo, scanner de bioimpedância, exames laboratoriais, anamnese clínica e de estilo de vida.

Aqui é Dr Jamili, como posso ajudar ?