Medicina Preventiva Regenerativa Integrada

Dr. Jorge Jamili

CRM 52.683.30-2 RQE 222.493

Cogniçao e Memória

Two neurons connecting by using electrochemical transmissions. Digital illustration.

Cognição e Memória

A degeneração das funções cerebrais é um dos principais focos da Medicina Preventiva Regenerativa Integrada, porque uma vez estabelecida não há tratamento que regenere as funções sinapticas. Portanto, a prevenção é essencial, uma vez que estamos prolongando cada vez mais a saúde física.

Nesse modelo de medicina, há 4 pontos fundamentais para preservação e até melhora das funções cerebrais, tanto funcional – memória, foco, atenção, concentração, velocidade de raciocínio, tomada de decisão etc, como emocional – bem estar, força de vontade, bom-humor, tranquilidade, racionalidade, controle do estresse, tomada de decisões equilibradas etc:

  • Otimização Hormonal

Os hormônios têm ação nootrópica (estímulo das sinapses cerebrais), fundamental sobre o cérebro. O cortisol, “hormônio da sobrevivência”, que responde aos estímulos do estresse pode ter influência sobre todos os outros hormônios, com ação excitatória ou inibitória, não apenas no cérebro como em todo o organismo. Daí a importância do estilo de vida que facilite a administração do estresse. A atividade física produz substâncias que neutralizam as ações negativas do cortisol, como também estimulam neurotransmissores indutores de bem estar.

Os hormônios sexuais como a testosterona, progesterona e estradiol, também exercem ação nootrópica, e devem estar em níveis ideais em todos os momentos da vida, para que as funções cerebrais e qualidade de vida estejam presentes de forma plena.

  • Nutrição

A nutrição equilibrada pode exercer grande influência na prevenção das doenças degenerativas cerebrais. O fator comum a todas as doenças crônicas degenerativas é a inflamação crônica subclínica. A alimentação é fator relevante na prevenção da obesidade e consequentemente da inflamação crônica. Mesmo em não obesos a alimentação pode aumentar a produção de mediadores inflamatórios, que futuramente produzirão a deterioração das funções cerebrais.

  • Suplementação com Nutracêuticos Ortomoleculares e Fitoterápicos

Ativos funcionais derivados de alimentos e vegetais podem exercer direta ou indiretamente, ação nootrópica. Uma vez que a degeneração cerebral não esteja em estágio avançado, essas substâncias podem contribuir pelo menos para a suspensão da evolução da degeneração neuronal.

  • Estilo de Vida

O estilo de vida sempre será o principal foco da Medicina Preventiva Regenerativa Integrada. Colheremos na velhice o que plantamos nas décadas anteriores. Portanto, sempre devemos ter como parâmetro que a velhice não precisa ser sinônimo de envelhecer, mas sim a recompensa da sabedoria dos anos, com a energia e o entusiasmo da juventude.

Aqui é Dr Jamili, como posso ajudar ?